sábado, 4 de maio de 2013

Plano de Aula – Mixando as três gerações do Romantismo em Portugal.

Edson Alves  
RA: b42eid2 
Turma: LL3P07

Análise crítica de poemas das três gerações do Romantismo em Portugal, Almeida Garrett, Soares Passos e João de Deus.

Objetivos:

Pensando em uma turma do ensino médio a discussão é algo que integra, tira dúvidas e contribui para formar opiniões, o objetivo central é fazer com que os alunos conversem em grupos, discutam as temáticas de determinada obra, façam suas anotações para uma futura utilização do mesmo. Esta atividade proporcionará um contato direto com a obra fazendo com que eles pensem no contexto histórico da época e infiram no conteúdo expondo seus conhecimentos além de  desenvolver suas capacidades comunicativas. Será uma turma de segundo ano do ensino médio.

Recursos didáticos:

Durante as aulas será usado livros do ensino médio distribuídos pelo MEC ( Ministério da Educação) e conteúdos da internet -obras que serão utilizadas- além de explicações do professor. 
 No dia da atividade os poemas utilizados serão os seguintes:
 1º Momento do Romantismo, "Quando Eu Sonhava" de Almeida Garrett.
 2º Momento do Romantismo, "Amor e eternidade" de Soares Passos
 3º Momento do Romantismo, "A lua" de João de Deus.


Desenvolvimento da atividade:

Para elaboração total da atividade será necessário duas aulas ou seja 110 minutos.
  1. A sala será dividida em três grandes grupos, cada grupo receberá uma obra de determinada geração do Romantismo em Portugal, cada grupo ficará responsável por uma obra de um dos momentos do Romantismo em Portugal. 
  2. Os grupos discutiram, analisaram as obras destacando forma, conteúdo, temática e características dos autores. 
  3. Em seguida o professor ajudará com as duvidas e possíveis erros, então o grupo apresentará à sala seus comentários sobre a obra. 
  4. Depois será aberta uma discussão com toda a sala, expondo novas opiniões gerando assim uma distribuição de conhecimentos integrando toda a classe. 
  5. Por ultimo as obras serão colocadas em murais fora da sala com anotações sobre suas características para que todos que tiverem interesse a vejam.
Atividades Complementares ao longo do ano letivo:

A sugestão é que sejam incorporados elementos da cultura antiga aos alunos, Igrejas góticas, cemitérios antigos, casas que viraram museus, e pontos turísticos que carreguem um pouco da História da nossa cultura além de criação de sarau com apresentação dos alunos e integração dos pais.

7 comentários:

  1. Uma aula bem tradicional Edson, porém interessante a idéia de murais fora da sala de aula. Isso fará com que os alunos tenham contato visual a todo momento recordando a aula e as discussões sobre o assunto. Ninguém passa pelos corredores sem ler os murais, principalmente quando você participou daquele assunto. Gostei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pensei exatamente nisso, uma integração à toda escola

      Excluir
  2. Seria muito interessante também se pudesse ser organizado algum passeio a essas casas que viraram museus e pontos turísticos para que o aluno se sinta entrando na matéria literalmente.

    Taís Melo

    ResponderExcluir
  3. Sim Tais, não fui claro o suficiente mas a ideia é que estes locais sejam de fato visitados, para acrescentar cultura.
    Edson

    ResponderExcluir
  4. Edson, você teve uma boa ideia, mas há muito conteúdo para ser trabalhado. É preciso especificar.Delimitar.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Professora, especificarei e delimitarei, logo acrescento as informações no plano.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amei o plano, super bacana e interessante, o tema ficou ótimo, parabéns!!!

    ResponderExcluir