RA: B56JIE-9
Turma: LL2P07
Literatura - Romantismo e Realismo
Duração: 1h 45min
Objetivo:
Estudar a literatura com uma visão mais esclarecedora do que foram os movimentos Realista e Romântico
Fazer leituras e confrontar esses dois grandes movimentos situando-os no contexto histórico de sua época, aguçando o interesse dos alunos pela literatura em geral.
Material:
- Obras: “Suspiros poéticos e saudades (Gonçalves Magalhães) e “Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis).
- Uma Pintura de Romantismo: “Odalisca Reclinada ” Delacroix” 1827.
- Uma Pintura de Realismo: “Olympia” de Manet - 1863.
- Para as Obras literárias, procurar estabelecer uma oposição entre o primeiro, iniciado em 1836 no Brasil e o segundo também iniciado no Brasil e 1881.
- Para as pinturas, colocá-las uma ao lado da outra e questionar os alunos sobre as diferenças e semelhanças entre elas, com relação às cores utilizadas, aos efeitos de luz e sombra, às expressões dos rostos (parecem felizes tristes).
- Perceber as diferenças também com relação às paisagens e às cenas históricas.
- Com relação ás obras, os alunos deverão se aprofundar na análise dos movimentos através de um contraponto a observar o motivo que fez o Realismo romper com as ideologias e modos de expressão artístico-literárias vigentes.
- Nas pinturas, deverão falar o que percebem, sentem e associam ao observarem as obras de arte, pois assim, eles próprios irão visualizar as características das pinturas.
- Importante lembrá-los que a intenção da análise comparativa, não é “achar” um estilo melhor que o outro, e sim perceber as diferenças e semelhanças entre os movimentos.
- Após eles perceberem as diferenças, podemos ajudá-los a internalizar as diferenças com as seguintes frases:
Romantismo é o que se idealiza e sente.
Realismo é o que se é.
Gostei do seu plano Wanda, mas para quebrar esse tradicionalismo, você não acha que também seria interessante programar um passeio ao museu ou a alguma exposição para que essa comparação fosse feita no local, assim os alunos teriam uma participação mais ativa e também seria mais estimulante mudar o cenário da sala de aula.
ResponderExcluirTaís Melo
Muito interessante, séria viável também pedir que eles pesquisem sobre a evolução, as características que cada época utilizava, recursos que tinham em mão e ideais de beleza, como visto nas aulas de LPP.
ResponderExcluirOlá, Wanda. Seu plano de aula está coerente, mas é preciso especificar mais. Quais serão os textos e pinturas trabalhados em aula?
ResponderExcluirProfessora já foram feitas as alterações solicitadas, espero que esteja correto, obrigada.
ExcluirObrigada professora. Estarei fazendo as alterações necessárias
ResponderExcluir