domingo, 5 de maio de 2013

Plano de Aula - Romantismo e Realismo

Wanda R. A. Cavalcanti
RA: B56JIE-9
Turma: LL2P07

Literatura - Romantismo e Realismo

Duração: 1h 45min

Objetivo:  

Estudar a literatura com uma visão mais esclarecedora do que foram os movimentos Realista e Romântico
Fazer leituras e confrontar esses dois grandes movimentos situando-os no contexto histórico de sua época, aguçando o interesse dos alunos pela literatura em geral.

Material:   

  • Obras: “Suspiros poéticos e saudades (Gonçalves Magalhães) e “Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis). 
  • Uma Pintura de Romantismo: “Odalisca Reclinada ” Delacroix” 1827.  
  • Uma Pintura de Realismo: “Olympia” de Manet - 1863.
Aula:   
  • Para as Obras literárias, procurar estabelecer uma oposição entre o primeiro, iniciado em 1836 no Brasil e o segundo também iniciado no Brasil e 1881. 
  • Para as pinturas, colocá-las uma ao lado da outra e questionar os alunos sobre as diferenças e semelhanças entre elas, com relação às cores utilizadas, aos efeitos de luz e sombra, às expressões dos rostos (parecem felizes tristes). 
  • Perceber as diferenças também com relação às paisagens e às cenas históricas.
Comentários: 
  • Com relação ás obras, os alunos deverão se aprofundar na análise dos movimentos através de um contraponto a observar o motivo que fez o Realismo romper com as ideologias e modos de expressão artístico-literárias vigentes. 
  • Nas pinturas, deverão falar o que percebem, sentem e associam ao observarem as obras de arte, pois assim, eles próprios irão visualizar as características das pinturas. 
  • Importante lembrá-los que a intenção da análise comparativa, não é “achar” um estilo melhor que o outro, e sim perceber as diferenças e semelhanças entre os movimentos. 
  • Após eles perceberem as diferenças, podemos ajudá-los a internalizar as diferenças com as seguintes frases:
Romantismo é o que se idealiza e sente.
Realismo é o que se é.

5 comentários:

  1. Gostei do seu plano Wanda, mas para quebrar esse tradicionalismo, você não acha que também seria interessante programar um passeio ao museu ou a alguma exposição para que essa comparação fosse feita no local, assim os alunos teriam uma participação mais ativa e também seria mais estimulante mudar o cenário da sala de aula.

    Taís Melo

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, séria viável também pedir que eles pesquisem sobre a evolução, as características que cada época utilizava, recursos que tinham em mão e ideais de beleza, como visto nas aulas de LPP.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Wanda. Seu plano de aula está coerente, mas é preciso especificar mais. Quais serão os textos e pinturas trabalhados em aula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora já foram feitas as alterações solicitadas, espero que esteja correto, obrigada.

      Excluir
  4. Obrigada professora. Estarei fazendo as alterações necessárias

    ResponderExcluir