domingo, 5 de maio de 2013

Plano de Aula- A corrida Romântica



Taís do Nascimento Santos Melo 
RA: B42EFB-4 
Turma: LL3P07
 

Plano de Aula- A corrida Romântica

Objetivo:


Esta aula tem como objetivo motivar os alunos e possibilitar que tenham uma percepção diferenciada do conteúdo mais leve e divertida.
Através do espírito competitivo os alunos podem interagir melhor com o conteúdo não sendo apenas memorização, eles irão internalizar o conteúdo mais facilmente.

Recursos didáticos:


Primeira fase: Lousa e Giz
Segunda fase: Caixas de papelão, cartolina e as alternativas serão previamente confeccionadas em papel cartão, com fita adesiva para fixação. 

Organização da sala: 

A sala será dividida em cinco grandes grupos.

Desenvolvimento da atividade:

  1. Esta atividade poderá ser aplicada a alunos de 7ª, 8ª e 1° ano.
  2. Serão necessárias duas aulas em dias diferentes, para que os alunos possam estudar o conteúdo antes da corrida.
  3. A primeira fase consiste em uma aula tradicional, onde será passado o conteúdo sobre o Romantismo como principais características, principais autores, principais obras e todas as informações pertinentes ao movimento.
  4. A segunda fase os alunos serão levados ao pátio ou a quadra da escola. 
  5. Na quadra/pátio serão fixadas seis cartolinas na parede uma para cada grupo. 
  6. Do outro lado da quadra/pátio os grupos terão uma caixa de papelão com as alternativas corretas ou não dentro. 
  7. Cada integrante do grupo deve pegar uma informação de dentro da caixa, correr até a cartolina de seu grupo e fixar a informação na mesma. 
  8. Voltar correndo e chegando ao outro lado é a vez do próximo. 
  9. Os grupos terão três minutos para colocar as informações na cartolina, sendo que sempre um de cada vez. 
  10. Quando estiverem escolhendo a informação a ser fixada, todos do grupo podem ajudar a decidir o que acham que está certo ou não. 
  11. Ao final o professor irá perguntar aos grupos o que eles acham que está incorreto na cartolina dos outros grupos e anunciará o grupo vencedor. 
  12. Ganha o grupo que tiver mais informações corretas em seu quadro. 
  13. Haverá prêmios ao primeiro e segundo lugar, como chocolates e pequenos brindes como bottons, canetas e bloquinhos de anotações.

A atividade valerá ponto para todos que participarem mesmo que o grupo não ganhe.


Atividades complementares ao longo do ano letivo: 

A apresentação de filmes e programação de visitas a exposições, ao museu para que os alunos tenham um contato mais real com a matéria e se sintam mais próximos do conteúdo, tendo uma visão mais ampla e diferenciada.

3 comentários:

  1. Muito interessante, parece que ficará divertido, incentivando o espírito competitivo algo que eles usaram para o resto da vida, além de colocá-los para trabalhar em grupo, muito bom!
    Edson

    ResponderExcluir
  2. Olá, Taís. Você teve uma boa ideia, uma aula bastante interativa. É preciso que especifique a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, muito obrigada pelo comentário, já foi feita a alteração e incluída a informação de série.

      Excluir