Taís do Nascimento Santos Melo
RA: B42EFB-4
Turma: LL3P07
Plano de Aula- A corrida Romântica
Objetivo:
Esta aula tem como objetivo motivar os alunos e possibilitar que tenham uma percepção diferenciada do conteúdo mais leve e divertida.
Através do espírito competitivo os alunos podem interagir melhor com o conteúdo não sendo apenas memorização, eles irão internalizar o conteúdo mais facilmente.
Recursos didáticos:
Primeira fase: Lousa e Giz
Segunda fase: Caixas de papelão, cartolina e as alternativas serão previamente confeccionadas em papel cartão, com fita adesiva para fixação.
Organização da sala:
A sala será dividida em cinco grandes grupos.
Desenvolvimento da atividade:
- Esta atividade poderá ser aplicada a alunos de 7ª, 8ª e 1° ano.
- Serão necessárias duas aulas em dias diferentes, para que os alunos possam estudar o conteúdo antes da corrida.
- A primeira fase consiste em uma aula tradicional, onde será passado o conteúdo sobre o Romantismo como principais características, principais autores, principais obras e todas as informações pertinentes ao movimento.
- A segunda fase os alunos serão levados ao pátio ou a quadra da escola.
- Na quadra/pátio serão fixadas seis cartolinas na parede uma para cada grupo.
- Do outro lado da quadra/pátio os grupos terão uma caixa de papelão com as alternativas corretas ou não dentro.
- Cada integrante do grupo deve pegar uma informação de dentro da caixa, correr até a cartolina de seu grupo e fixar a informação na mesma.
- Voltar correndo e chegando ao outro lado é a vez do próximo.
- Os grupos terão três minutos para colocar as informações na cartolina, sendo que sempre um de cada vez.
- Quando estiverem escolhendo a informação a ser fixada, todos do grupo podem ajudar a decidir o que acham que está certo ou não.
- Ao final o professor irá perguntar aos grupos o que eles acham que está incorreto na cartolina dos outros grupos e anunciará o grupo vencedor.
- Ganha o grupo que tiver mais informações corretas em seu quadro.
- Haverá prêmios ao primeiro e segundo lugar, como chocolates e pequenos brindes como bottons, canetas e bloquinhos de anotações.
A atividade valerá ponto para todos que participarem mesmo que o grupo não ganhe.
Atividades complementares ao longo do ano letivo:
A apresentação de filmes e programação de visitas a exposições, ao museu para que os alunos tenham um contato mais real com a matéria e se sintam mais próximos do conteúdo, tendo uma visão mais ampla e diferenciada.
Muito interessante, parece que ficará divertido, incentivando o espírito competitivo algo que eles usaram para o resto da vida, além de colocá-los para trabalhar em grupo, muito bom!
ResponderExcluirEdson
Olá, Taís. Você teve uma boa ideia, uma aula bastante interativa. É preciso que especifique a série.
ResponderExcluirProfessora, muito obrigada pelo comentário, já foi feita a alteração e incluída a informação de série.
Excluir