sábado, 4 de maio de 2013

Plano de Aula – Literatura Portuguesa

Amanda de Lima
RA: B450CI-3
Turma: LL3P07
 

Plano de Aula – Literatura Portuguesa
Gincana Romântica

  
Objetivo:
 
Treinar o conhecimento dos alunos sobre o tema estudado de forma descontraída, motivando-os estudarem sobre o assunto e a internalizarem a matéria sem que isso seja um processo de mera memorização.

Recursos didáticos: 

Haverá um computador e um projetor para que o professor possa exibir as perguntas a serem feitas aos grupos. O tabuleiro, os dados e os marcadores de cada grupo serão feitos antecipadamente pelo professor e poderão ser utilizados materiais como E.V.A. e cartolina em sua confecção.

Organização da sala: 

As mesas serão afastadas para os cantos da sala em forma de círculo, deixando espaço suficiente para o tabuleiro. Se possível, haverá iluminação mais fraca na área onde serão apresentados slides. A sala de aula será decorada com motivos como corações, túmulos, fotos dos autores e trechos de poemas.

Tempo necessário para desenvolvimento da atividade: 

5 aulas de 45 min (2 aulas para explicação do conteúdo, 1 aula para correção dos exercícios e 2 aulas para realização da gincana).
Série: 2º ano do Ensino Médio. 

Desenvolvimento da atividade: 
  1. Fornecer o conteúdo integral sobre Romantismo em Portugal, explicar o mesmo e passar exercícios. 
  2. Após explanar a matéria e corrigir os exercícios, comunicar a data da Gincana.   
  3. Na data combinada, realizar a Gincana. Dividir a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. O jogo de tabuleiro terá 15 etapas (passos) para a chegada à vitória e haverá 2 dados para o sorteio de quanto irá andar cada grupo na sua vez de jogar. Para que o grupo possa avançar as casas que saíram nos dados, terá que responder corretamente as perguntas feitas pelo professor, que podem ser múltipla escolha ou abertas.   
  4. Poderá haver brindes simples como marcadores de páginas, exemplares de livros que pertencem ao movimento literário.  
  5. A participação será obrigatória, porém com o intuito de ajudar os alunos a estudarem para a avaliação posterior. Valerá como ponto de participação na matéria
Atividades complementares ao longo do ano letivo: 

Programar visitas a museus em parceria com o professor de história, para explorar as demais formas de expressão artística dos movimentos estudados. Sempre se atentar à programação do conteúdo para que haja tempo hábil de fazer atividades como essas.

5 comentários:

  1. gostei Amanda ficou criativo, mas será que não seria melhor que fosse uma atividade obrigatória, pois seria acrescentador e não uma obrigação, acho que os premios serão bastante interessantes.

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  2. Achei ótimo Amanda. Brincadeiras podem ajudar e muito nos estudos; principalmente onde os alunos tenham mais dificuldades em internalizar.
    Como o ser humano vive em constante competição, esse trabalho despertará interesse e participação de todos fazendo com que eles estudem mais porque sempre se quer ganhar. A idéia dos prêmios também é ótima.

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  3. Realmente é muito divertido e vai estimular os alunos criativamente, concordo com o Edson que a participação deva ser obrigatória, mas os alunos tem que sentir que tem que participar sem perceber que é uma obrigação e isso sempre depende de como passamos essa informação, acho que seria interessante se os brindes pudessem ter relação com a matéria.

    Taís Melo

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  4. Olá, Amanda. Seu plano de aula está coerente e criativo.É preciso especificar a série do Ensino Médio e calcular bem o tempo da atividade. Gostei dos comentários dos colegas, dos acréscimos sugeridos!

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    1. Professora obrigada pelos comentários, já foram feitas as alterações solicitas.

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