Em uma sociedade cada vez mais integrada, estamos vivenciando a experiência de uma cultura digital com consequências profundas nos mais diversos domínios da atividade humana e, por conseguinte, também exerce sua influência na criação literária e no ensino de Literatura.
Geral
Obter através de novos recursos a atenção dos alunos para o estudo de literatura em meio à era tecnológica em que vivemos. Integrar às redes sociais para que esse conhecimento possa ser visto de forma mais dinâmica e atual.
Guiar o aluno através do ensino literário utilizando recursos que fazem parte seu mundo atual, com o objetivo de que o mesmo adquira afeição pelo estudo.Identificar e analisar os elementos característicos deste movimento literário presentes nas formas de entretenimento da modernidade.
Despertar o interesse através da realização de debates em tópicos específicos abrangendo o romantismo português e as manifestações artísticas atuais.
As redes sociais serão o grande auxílio, uma vez que os alunos deverão acessar o material que estará disponível no blog e debater sobre o assunto nas redes sociais registrando suas opiniões, comentários e sugestões.
Almejamos proporcionar ao aluno uma nova visão do ensino de Literatura, tornando-o interessante aos seus olhos para que o conhecimento seja absorvido ao máximo, motivando assim a buscar mais informações a respeito e reavivando o interesse pelo estudo literário, provando sua aplicabilidade, importância cultural e educacional.
Alinhar o conhecimento com a realidade virtual que predomina hoje nos blogs e redes sociais prova que a literatura como a arte da palavra consegue se adaptar aos mais diversos suportes e circunstancias sociais, políticas e econômicas.
Primeiramente os alunos deverão acompanhar as informações postadas no blog pelo professor, onde os alunos irão participar ativamente das discussões e o conteúdo será compartilhado no Facebook.
Os alunos irão elaborar suas conclusões e entendimentos acerca dos assuntos discutidos e postarão para avaliação do professor.
MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus, 2006.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007.
Blogs como ferramentas pedagógicas. : http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque.htm
Ainda que crianças e jovens com menos de 18 anos não sejam oficialmente autorizados a participar da maior parte das redes sociais, sabemos que eles estão presentes em canais como twitter e facebook. O fato é que alunos estão cada vez mais presentes nesses ambientes virtuais e por isso devemos aproveitar e aplicar didáticas atraentes para um aprendizado de forma descontraída que virá causar grande interesse de discussões sobre o assunto entre os colegas.
ResponderExcluirAs redes sociais chegaram e permanecerão. Não devemos deixar passar nada que não seja para conhecimento e sabedoria.