Projeto ITEELI

Introdução

Em uma sociedade cada vez mais integrada, estamos vivenciando a experiência de uma cultura digital com consequências profundas nos mais diversos domínios da atividade humana e, por conseguinte, também exerce sua influência na criação literária e no ensino de Literatura. 
A utilização das novas tecnologias digitais de forma integrada ao projeto pedagógico, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas é uma maneira de aproximação da nova geração.

Tema: Literatura Portuguesa – Romantismo em Portugal

Objetivos:

Geral

Obter através de novos recursos a atenção dos alunos para o estudo de literatura em meio à era tecnológica em que vivemos. Integrar às redes sociais para que esse conhecimento possa ser visto de forma mais dinâmica e atual.
Guiar o aluno através do ensino literário utilizando recursos que fazem parte seu mundo atual, com o objetivo de que o mesmo adquira afeição pelo estudo.


Especifico

Fornecer ao aluno informações (definições, ilustrações, vídeos, músicas) referentes ao movimento literário (Romantismo em Portugal) e seus principais autores. 
Identificar e analisar os elementos característicos deste movimento literário presentes nas formas de entretenimento da modernidade. 

Despertar o interesse através da realização de debates em tópicos específicos abrangendo o romantismo português e as manifestações artísticas atuais. 
As redes sociais serão o grande auxílio, uma vez que os alunos deverão acessar o material que estará disponível no blog e debater sobre o assunto nas redes sociais registrando suas opiniões, comentários e sugestões.


Justificativa

O fascínio pela literatura vai, gradativamente, dando lugar à indiferença, depois à aversão. Há um declínio constante do interesse pela literatura, que continua ao longo do ensino com a ideia de que o estudo literário é algo antiquado, incapaz de dar prazer e que não faz parte da atualidade.
Almejamos proporcionar ao aluno uma nova visão do ensino de Literatura, tornando-o interessante aos seus olhos para que o conhecimento seja absorvido ao máximo, motivando assim a buscar mais informações a respeito e reavivando o interesse pelo estudo literário, provando sua aplicabilidade, importância cultural e educacional. 

Alinhar o conhecimento com a realidade virtual que predomina hoje nos blogs e redes sociais prova que a literatura como a arte da palavra consegue se adaptar aos mais diversos suportes e circunstancias sociais, políticas e econômicas.

Metodologia

Através das redes sociais possibilitaremos ao aluno a integração com a literatura usando uma ferramenta que está ligada diretamente ao seu mundo cotidiano.
Primeiramente os alunos deverão acompanhar as informações postadas no blog pelo professor, onde os alunos irão participar ativamente das discussões e o conteúdo será compartilhado no Facebook. 

Os alunos irão elaborar suas conclusões e entendimentos acerca dos assuntos discutidos e postarão para avaliação do professor.

BIBLIOGRAFIA

MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.
MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus, 2006. 

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007. 

Um comentário:

  1. Ainda que crianças e jovens com menos de 18 anos não sejam oficialmente autorizados a participar da maior parte das redes sociais, sabemos que eles estão presentes em canais como twitter e facebook. O fato é que alunos estão cada vez mais presentes nesses ambientes virtuais e por isso devemos aproveitar e aplicar didáticas atraentes para um aprendizado de forma descontraída que virá causar grande interesse de discussões sobre o assunto entre os colegas.
    As redes sociais chegaram e permanecerão. Não devemos deixar passar nada que não seja para conhecimento e sabedoria.

    ResponderExcluir